Olá pessoal,
Recentemente publiquei artigos mostrando como estudantes podem se beneficiar da computação em nuvem através do programa Microsoft Imagine. Um dos recursos disponíveis no Microsoft Imagine é justamente o banco de dados MySQL e muitos estudantes me questionaram sobre como usá-lo no seu Aplicativo Web. Portanto neste artigo irei passar um guia rápido sobre esse assunto mostrando como vocês podem ter acesso para usufruir desse recurso. Por ser aplicável a qualquer tipo de assinatura e não somente Microsoft Imagine, resolvi escrever um artigo fora da nossa série “Estudante, bem-vindo a computação em nuvem”, mas ainda usarei minha assinatura do tipo Microsoft Imagine para demonstrar.
MySQL In-App
O primeiro recurso que dispomos é o próprio MySQL In-App disponível dentro do próprio serviço Aplicativo Web. Após criar seu Aplicativo Web no Microsoft Azure, um dos itens que constam em “CONFIGURAÇÕES” do seu serviço é o “MySQL In-App” que disponibiliza um pequeno banco de dados MySQL local juntamente com seu aplicativo Web. Seguem os passos:
- Acessar o item “MySQL no Aplicativo”, ativar o serviço e salvar as alterações (você pode habilitar o “MySQL no Aplicativo” diretamente durante a criação do aplicativo Web).
- Depois de ativado o banco de dados, acesse novamente sua aplicação Web para inicializar propriamente o serviço do banco de dados MySQL (acessar a URL do site em “Visão Geral”).
- De volta na tela do “MySQL no Aplicativo”, é disponibilizado um botão “Gerenciar” que te permite acessar o banco de dados. Ao clicar no botão, você será direcionado para o “phpMyAdmin” que foi instalado dentro da sua aplicação Web.
- Serão solicitados o usuário e senha. Use aqueles definidos dentro da sua aplicação, em
d:\home\data\mysql\MYSQLCONNSTR_localdb.ini
(caminho padrão dentro do Aplicativo Web). Você pode acessar o conteúdo desse arquivo via:
- “Debug Console” do Kudu, que pode ser acessado através do item “Ferramentas Avançadas” (ver imagem)
- FTP, usando as credenciais definidas para a aplicação.
- Item “Console” do seu aplicativo Web, usando o comando de linha de comando “type”:
type MYSQLCONNSTR_localdb.ini
- Via “phpMyAdmin”, fazer as operações no banco de dados como criar tabelas e fazer inserções.
- Pronto! Para acessar o banco de dados do seu aplicativo Web, você deve usar como endereço IP o 127.0.0.1 e como usuário e senha os valores definidos no arquivo
MYSQLCONNSTR_localdb.ini
.
Serviço Banco de Dados MySQL
Outra opção ainda é usar o serviço Banco de Dados MySQL disponibilizado gratuitamente no Azure. Nesse caso o banco de dados será disponibilizado em outro servidor.
Importante: Se sua assinatura for do tipo Microsoft Imagine, você terá direito somente a 1 banco de dados MySQL com 20Mb para armazenamento dos dados.
- No portal Azure, clicar em “Nova” e digitar “Banco de Dados MySQL”:
- Note que serão retornadas as opções que correspondem a sua busca. Por exemplo, você pode criar o Banco de Dados MySQL para usar com um Aplicativo Web já existente ou criar um Aplicativo Web já com banco de dados MySQL.
- Selecione a opção “Banco de Dados MySQL”, fornecido pelo ClearDB e então preencha os dados solicitados. Dentre as informações temos:
- O “Grupo de Recursos”, onde sugiro usar o mesmo grupo onde foi criado seu “Aplicativo Web”.
- O tipo de preço, que está marcado com a opção gratuita.
- Os termos legais, que você deve concordar. Nele, há o indicativo do preço, que nesse caso é gratuito. Leia os termos e, se concordar, clique no botão “comprar”.
- Marque a opção “Fixar no Painel” e confirme a criação. Em poucos segundos o seu banco de dados será criado e o portal do Azure irá abrir o seu serviço de banco de dados.
- Já no serviço, o item “Propriedades” permite obter o nome do host do banco de dados, o usuário e a senha. Esses dados você usará para conectar seu aplicativo no banco de dados.
- Em “Visão geral”, você terá a opção para acessar o ClearDB, que permitirá obter informações do seu banco de dados. No primeiro acesso, será solicitado um cadastro no ClearDB:
- Use as informações disponibilizadas pelo ClearDB, como “Hostname” e de usuário/senha, disponíveis em “Endpoint Information” para acessar o banco de dados via ferramenta gráfica de sua preferência (exemplo HeidiSQL, Navicat, entre outros).
- Usar as mesmas credenciais para acessar o banco de dados de dentro de seu Aplicativo Web
É isso! Abordamos aqui opções de armazenamento MySQL que podem ser obtidos gratuitamente usando qualquer assinatura Azure, inclusive com a assinatura Microsoft Imagine (para estudantes).
Mas além dessas, ainda há outras opções de banco de dados e armazenamento no Azure, como SQL Server, Cassandra e DocumentDB. Porém muitas delas são pagas e não podem ser obtidas com a assinatura Microsoft Imagine. Mas se sua conta Azure tiver a assinatura “Dev Essentials” ou “Pós-pago”, você pode também experimentar essas outras opções.
Até a próxima!