Estudante, bem-vindo a computação em nuvem: Parte 1

Hoje a computação em nuvem (cloud computing) é uma realidade dentro das empresas de forma geral, sendo cada vez mais um requisito necessário para quem deseja trabalhar com tecnologia. E mesmo para aqueles que não são dessa área, saber dos recursos disponibilizados na nuvem aumenta em muito seu potencial inovador e de criação de soluções. Portanto, não importa qual sua área de formação ou o curso que você faz, a computação em nuvem também é fundamental para você.

O que é a nuvem: a nuvem são vários recursos e serviços computacionais disponibilizados para você através da Internet como, por exemplo, máquinas virtuais, aplicativos web, machine learning e serviços de armazenamento de dados e arquivos (saiba mais).

Uma das nuvens públicas mais largamente utilizada no mercado é o Microsoft Azure, e a Microsoft oferece benefícios para que estudantes tenham acesso ao Azure de forma gratuita. Isso pode ajudar os estudantes tanto para fazer projetos no decorrer do curso como também para criar ideias que possam se desenvolver e tornar-se Startups.

Obtenha seu acesso agora mesmo

Muitos estudantes têm a possbilidade de usar recursos da nuvem de forma gratuita, mas simplesmente desconhecem ou não sabem como obter esse acesso. A seguir irei guiá-lo para obter esse acesso:

  1. Bom, vamos começar descobrindo se você tem acesso a nuvem através da sua faculdade acessando o endereço https://imagine.microsoft.com/pt-br.
  2. Após carregar a página, acesse “Downloads > Webstore da minha escola”:
    cloudforstudents_microsoftimagine
  3. No campo de busca, digite o nome da sua faculdade ou escola. Muitas vezes pode estar definido o nome do grupo educacional, só a sigla ou abreviatura, ou ainda podem estar definidos os departamentos/institutos dentro da instituição. Por exemplo, para Campinas seguem algumas buscas de escolas:
    Termo de Busca Instituição
    Universidade Estadual de Campinas – Barão Geraldo Instituto de Computação Unicamp, IC
    Pont. Universidade Catolica Campinas – CEATEC PUC Campinas, CEATEC
    Devry Brasil Metrocamp
    Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas (IESCAMP) IESCAMP
    Faculdade Politecnica de Campinas POLICAMP
    Universidade Paulista UNIP

    Caso você não encontre sua escola na busca, faça uma busca mais detalhada especificando o país e depois selecionando a sua escola de uma lista. E se a sua escola realmente não estiver na lista, você ainda pode tentar entrar em contato com a equipe de suporte da Microsoft para saber como proceder para obter o acesso.

  4. Ao encontrar sua instituição de ensino, você obterá um link que mostrará acesso à Web Store. Essa Web Store é definida de acordo com a instituição e pode disponibilizar acesso gratuito tanto para a nuvem Azure como também para vários softwares da Microsoft:
    cloudforstudents_webstore
  5. Agora vamos clicar em “Entrar” para acessar a loja e então você será direcionado para uma página que te dará as opções de registro e login. Essa página pode variar de instituição para instituição. Por exemplo, no caso do Instituto de Computação da Unicamp, você tem a opção de “Logon Único” usando o próprio portal da instituição. Mas se não for esse o seu caso, você deverá registrar-se usando, preferencialmente, o e-mail disponibilizado pela sua escola:
    cloudforstudents_webstore_signin

    No caso de se registrar com o e-mail da escola, pode acontecer de o e-mail de confirmação da conta ficar bloqueado no servidor de e-mails da instituição. Se você não receber o e-mail de confirmação de registro, procure os administradores de rede da sua escola.

  6. No caso da Web Store do IC da Unicamp, temos a opção do Logon Único. Ao clicar em “Entrar”, você será redirecionado para um site do IC da Unicamp:
    cloudforstudents_ic_login
  7. Após realizado o login, clique em ELMS no menu lateral. Você será redirecionado novamente para a Web Store já logado com sua conta validada:
    cloudforstudents_webstore_logged
  8. Note que para este caso o aluno tem acesso à vários softwares da Microsoft. Mas vamos prosseguir com o acesso ao Microsoft Azure. Clique em “Microsoft Azure for Students”.
  9. Você será redirecionado para a página de compra do Microsoft Azure. Mas nesse caso, você estará na verdade adquirindo o acesso a nuvem Azure e não baixando um software na sua máquina. Para verificar se você é elegível para obter acesso, clique em “Você está Qualificado?”:
    cloudforstudents_webstore_azure
  10. Clique em “Adicionar ao Carrinho de Compras”. Será exibida uma caixa de diálogo com detalhes da compra:
    cloudforstudents_webstore_azure_buy
  11. Leia os termos e condições e se estiver de acordo, clique em “Retirada”. Será exibida uma tela com os detalhes da compra:
    cloudforstudents_webstore_azure_order
  12. Nessa página tem todo o procedimento necessário para prosseguir com a autenticação da conta Azure. No final da página tem também um código de verificação que você deverá usar para confirmar seu status como estudante:cloudforstudents_webstore_azure_buy_vc
  13. Seguindo o procedimento descrito na página, acesse novamente a página de catálogo do “Microsoft Imagine” e então clique em “Baixar o Azure” (Get Azure):
    cloudforstudents_webstore_azure_getaccess
  14. Será exibida uma página descrevendo o Azure. Agora você terá que clicar em “Entrar para Acessar”:
    cloudforstudents_webstore_azure_getaccess_2
  15. Será solicitada uma conta Microsoft. Caso você ainda não tenha uma conta, você terá que criar podendo usar seu e-mail do Google, Yahoo ou de qualquer outro provedor de e-mail.
  16. Depois de acessar sua conta Microsoft, volte para a página do Azure dentro do catálogo do “Microsoft Imagine” e então clique no link “Verifique seu status de aluno”:
    cloudforstudents_webstore_azure_getaccess_verificacao_aluno
  17. Será exibida uma tela onde você fornecerá o formato para verificação de seu status. É aqui que usamos aquele código obtido a pouco na página de recibo de compra do Azure:
    cloudforstudents_webstore_azure_getaccess_verificacao_aluno_2
  18. Caso a verificação seja bem-sucedida, volte para a tela do Azure no catálogo do “Microsoft Imagine” e clique no botão “Registre-se agora”. Será aberta uma janela Pop Up onde serão solicitados os dados da sua conta no Azure. Complete as informações e forneça um telefone para receber um código de verificação:

    cloudforstudents_webstore_azure_signup

  19. Pronto, você já pode acessar o portal do Azure pelo link http://portal.azure.com para acessar sua nova conta usando sempre o e-mail que você usou para criar sua conta Microsoft:

    cloudforstudents_portal_azure

Agora é explorar os recursos que você tem disponíveis na sua conta Microsoft Imagine. No próximo artigos vamos falar sobre como aproveitar ao máximo esses recursos da sua conta Microsoft Imagine e da sua nova assinatura no Microsoft Azure.

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s