Consolidando Visual Studio Code

Olá pessoal!

Em novembro de 2015 publiquei um post no qual descrevo como desenvolver sites com o Visual Studio Code. Neste post eu apresentei a ferramenta e os recursos nela disponíveis. Uma ferramenta multiplataforma, disponível para Windows, Linux e OS X.

De lá pra cá a ferramenta ficou mais robusta. Apenas para se ter uma idéia, o primeiro preview veio a público em maio de 2015. Desde o lançamento, o Visual Studio Code teve atualizações mensais e em novembro de 2015, mês em que publiquei meu outro post, ele se tornou open source (disponível em https://github.com/Microsoft/vscode). Já em abril de 2016 foi lançada a versão 1.0.

E o fato da Microsoft tornar o Visual Studio Code open source ajudou muito na evolução da ferramenta. Em apenas 6 meses o Visual Studio Code:

  • Incluiu suporte para mais de 100 linguagens;
  • Recebeu mais de 300 requisições de mudança (pull requests) de código vindo da comunidade;
  • Ganhou mais de 1000 extensões.

O layout do editor mudou um pouco. Agora temos maior visibilidade das extensões disponíveis. E também o Visual Studio Code indica quantas extensões estão desatualizadas.

consolidando_cscode_editor

Além disso, quando se faz a busca por novas extensões, pode-se ver seus detalhes de dentro da própria ferramenta, sem precisar abrir o browser:

consolidando_vscode_buscaextensão

Para descrever a parte de edição, vou aproveitar para explicar a integração com Git e também a extensão para edição de Markdown. E vou fazer isso atualizando o arquivo de descrição do repositório Git dos exemplos do Visual Studio Code que tenho disponibilizado no blog do talkitbr, o https://github.com/talkitbr/VSCodeSamples (você pode também criar seu repositório gratuitamente no GitHub através do link https://github.com/new). Do meu repositório vou obter o endereço HTTPS de acesso ao Git:

consolidando_vscode_clone_https

Agora vamos para a linha de comando para executar o comando Git Clone. O Visual Studio Code agora permite que você acesse o terminal do sistema direto dentro dele. Para tanto, selecione View > Integrated Terminal ou ainda Ctrl + '.

Nele vamos executar o comando: git clone <url_repositorio> .

Note que estou clonando o repositório dentro da pasta que abri no Visual Studio Code. Para que isso funcione, é necessário que a pasta esteja vazia.

consolidando_vscode_git_clone_3

Agora vou editar o arquivo README.md que é um Markdown que descreve o repositório no Git. Para auxiliar na edição, vou usar uma extensão do Visual Studio Code: o Auto-Open Markdown Preview.

consolidando_vscode_markdownextension

Uma vez instalada a extensão, quando abrir o arquivo markdown, um Preview também é aberto mostrando como ficará o resultado final na Web. Vou então editar o arquivo para descrever o repositório:

consolidando_vscode_markdowncommit_1

Depois de concluída a alteração, basta acessar a aba do Git para confirmar as alterações (commit) e enviar para o repositório (push).

consolidando_vscode_markdowncommit_4

Pronto! Caso você queira acompanhar as modificações feitas no repositório, é possível verificar o histórico através do Git dentro do próprio Visual Studio Code. Para isso, vamos instalar outra extensão: o Git History.

consolidando_vscode_githistoryextension

Depois de instalado, abrir a paleta de comandos F1 e executar o comando “git: View File History”:

consolidando_vscode_githistory_2

O arquivo que você deseja verificar o histórico deve estar aberto no editor do Visual Studio Code. Apesar de não fazer frente a outras ferramentas Git nem ao próprio history disponibilizado pelo Visual Studio, essa extensão acaba oferecendo um recurso rápido para o desenvolvedor verificar a evolução do arquivo.

É isso. Existem muitas outras extensões para explorar. Espero ter ajudado e fico a disposição para comentários, dicas e sugestões. Abraços e até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s