Novidades do Visual Studio

Olá pessoal,

Escrevo de forma breve neste post algumas novidades das ferramentas da família Visual Studio. Todas as novidades foram apresentadas no evento Visual Studio Live que ocorreu nos dias 09 a 11 de agosto de 2016.

Atualmente a <a href="https://www.vfamília Visual Studio compreende o ambiente de desenvolvimento integrado Visual Studio, o editor de código otimizado Visual Studio Code e os serviços de núvem para times Visual Studio Team Services (antes chamado de Visual Studio Online). Com isso, muitas das demandas de desenvolvimento de software são hoje atendidas pela família Visual Studio.

novidades_visual_studio_vsfamily

Para instalar gratuitamente o Visual Studio ou Visual Studio Code ou ainda se registrar sem custos no Visual Studio Team Services, acesse o link https://www.visualstudio.com/pt-br/products/free-developer-offers-vs.

Primeiramente vamos aos números. A adoção das soluções Visual Studio aumentou bastante no último ano. E a recente aquisição do Xamarin pela Microsoft ajudou a incrementar ainda mais as funcionaldiades da ferramenta, permitindo desenvolver aplicações também para Android e iOS:

  • 2.9 milhões de desenvolvedores ativos por mês.
  • Mais de 12 milhões de downloads do Visual Studio 2015.
  • Cerca de 10.3% da base de desenvolvedores da família Visual Studio estão usando o Visual Studio Code.
  • Mais de 6 mil extensões na galeria do Visual Studio.
  • Mais de 4 milhões de desenvolvedores registrados no Visual Studio Team Services.
  • Mais de 50% de aumento de usuários Xamarin desde sua aquisição.

Para se ter uma idéia, desde julho de 2014 até maio deste ano dobraram o número de desenvolvedores ativos por mês, sendo que cerca de 1.5 milhões são desenvolvedores C++. Boa parte desse sucesso está relacionado com os esforços da Microsoft em disponibilizar recursos Open Source (como .Net Core RTM), oferecer gratuitamente as ferramentas para Visual Studio Community e Visual Studio Code, sendo este último disponível para todas as plataformas (Windows, Linux e OSX), e em aumentar as alternativas de desenvolvimento como aplicativos Android e iOS através da integração do Xamarin. Tudo isso com visando atender qualquer desenvolvedor, qualquer aplicativo e qualquer plataforma:

novidades_visual_studio_vssolution

Agora, olhando pelo lado do desenvolvedor, todo esse empoderamento oferecido principalmente pela IDE Visual Studio acaba tornando a ferramenta muito grande, exigindo grande espaço de disco e também paciência para instalar, sendo esse um dos pontos mais criticados por muitos desenvolvedores. Para tentar minimizar este problema, a Microsoft trouxe novidades desde o preview 3 do Visual Studio 2015. Ela desenvolveu o projeto Willow com o objetivo de proporcionar uma nova experiência de aquisição da IDE Visual Studio:

  • Mais rápido, com instalação da base da ferramenta com aproximadamente 350 MB e tempo médio de instalação de 180 segundos.
  • Mais confiável, com menor impacto e mais isolado.
  • Mais transparente, com opções mais detalhadas, permitindo que o desenvolvedor adicione somente o que for necessário.

Para baixar o Visual Studio 15 Preview 3, acesse esse link e então selecione a opção Visual Studio “15” Preview 3 com um novo instalador.

novidades_visual_studio_vsinstall

A instalação básica corresponde ao editor Core do Visual Studio que já oferece recursos de highlight para várias linguagens como GO e também integração com o Git. E na medida que for surgindo a necessidade de ter mais recursos, o desenvolvedor poderá instalá-los e também incluir outras extensões disponbilizadas na galeria do Visual Studio. Lembrando que, por se tratar de um preview, é provável que nem todos os recursos adicionais do Visual Studio estejam disponíveis e por isso que ainda há a possibilidade de usar o método de instalação tradicional. Outra novidade presente no editor Core do Visual Studio é a possibilidade de abrir uma pasta ao invés de ter que abrir uma solução ou projeto. Essa funcionalidade foi trazida do Visual Studio Code e proporciona maior versatilidade para o desenvolvedor.

Além da inclusão de novas funcionalidades, também foram corrigidos vários problemas relatados pelos usuários. Você pode conferir mais detalhes nesse link e no blog do Visual Studio.

Seguem abaixo alguns links para explorar ainda mais a família Visual Studio:

IDE Visual Studio

Visual Studio Code

Visual Studio Team Services

Não deixe de contribuir com nosso blog com seus comentários, críticas e sugestões. Até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s