Em 16 de Maio de 2016 foi anunciado o lançamento do ASP.NET 5 RC2 junto com algumas mudanças importantes, que são o o objetivo desse artigo.
A primeira é a modificação do nome de ASP.NET 5 (RC2) para ASP.NET Core 1.0. O objetivo dessa alteração é sinalizar que essa plataforma (ASP.NET Core 1.0) é inteiramente nova, ou seja, não é oriunda do já consagrado ASP.NET 4.6, que é amplamente utilizado. Essa modificação de nomenclatura tem a intenção de mostrar aos entusiastas do novo framework que o mesmo não deve ser colocado em produção e que ainda não está completo.
Além dessa mudança de nomenclatura, o .NET Core 5.0 agora se chama .NET Core 1.0 e o Entity Framework 7 tem a designação de Entity Framework Core 1.0, ou ainda EF Core 1.0. Perceba que o objetivo dessas mudanças é exatamente o mesmo do ASP.NET Core 1.0.
A outra mudança é a introdução da interface por linha de comando do .NET. Isso faz com que o DNVM (Gerenciador de versões .NET), DNX (Ambiente de execução .NET) e DNU (Utilitários de desenvolvimento .NET) tornem-se obsoletos. Isso simplifica bastante a instalação das ferramentas para compilação e deploy de aplicações .NET.
A seguir é mostrado como instalar o ambiente para compilar e executar aplicações ASP.NET Core 1.0. Em seguida, uma aplicação será baixada e executada através do generator-aspnet.
Instalando o ASP.NET Core 1.0 o Ubuntu 14.04 LTS
Primeiramente, adicione o novo repositório ao apt-get:
sudo sh -c 'echo "deb [arch=amd64] https://apt-mo.trafficmanager.net/repos/dotnet/ trusty main" > /etc/apt/sources.list.d/dotnetdev.list' sudo apt-key adv --keyserver apt-mo.trafficmanager.net --recv-keys 417A0893 sudo apt-get update
Em seguida, instale o .NET Core 1.0, que já vem com a versão do ASP.NET Core 1.0, através do seguinte comando:
sudo apt-get install dotnet-dev-1.0.0-preview1-002702
Agora, crie uma pasta afim de executar uma aplicação do tipo Hello World. Para isso execute os comandos a seguir (note que você pode criar qualquer posta de exemplo):
# create a directory to run a Hello World example mkdir hwapp # go to this very directory cd hwapp
Em seguida, crie uma aplicação Hello World:
# create a Hello World application dotnet new
Finalmente, baixe as dependências e execute a aplicação através dos comandos abaixo:
# download dependencies dotnet restore # run Hello World application dotnet run
Note como o setup é rápido e fácil. Ele é bem mais simples que o setup da versão RC1 do antigo ASP.NET 5.
Instalando e executando aplicações .NET usando o generator-asp.net
O generator-aspnet possibilita a criação de várias aplicações de template para .NET que são compatíveis com o ASP.NET Core 1.0. A seguir, os passos para fazer tal tarefa são mostrados.
Primeiramente, certifique-se que a última versão do node.js está instalada. Para instalar, execute os comandos a seguir:
curl -sL https://deb.nodesource.com/setup_6.x | sudo -E bash - sudo apt-get install -y nodejs
Caso já exista uma versão do em node.js sua máquina, execute os seguintes comandos para garantir que a versão mais recente esteja instalada:
<code># check the current version - see if it is the latest one </code><code>node -v</code><code> </code># if it is not the latest version, execute the commands below to update nodejs to its last version <code>sudo npm cache clean -f sudo npm install -g n sudo n stable # check the current version - see if it is the latest one </code><code>node -v</code><code> </code>
Com o node.js em mãos, instale o Yeoman, Bower e o generator-aspnet para serem executados via linha de comando:
npm install -g yo npm install -g bower npm install -g generator-aspnet
Agora, crie um diretório para trabalhar e execute o execute o Yeoman para gerar os templates desejados:
mkdir ~/aspnetsample cd ~/aspnetsample yo aspnet
Uma tela com opções de aplicações a serem criadas será mostrada. Escolha, a Web Application Basic (without Membership and Authorization). Em seguida, vá ao diretório criado WebApplicationBasic, baixe as dependências e execute a aplicação:
cd ~/aspnetsample/WebApplicationBasic # download dependencies dotnet restore # run application dotnet run
Mensagens mostrando o download das dependências serão mostradas. Além disso, após a execução do Hello World uma URL será fornecida a você: http://localhost:5000. Note que essa é uma URL local. Ao acessá-lao, a figura abaixo será mostrada.

Está tudo pronto para começar a explorar a RC2 do ASP.NET Core 1.0.
Discussões finais
Como mencionado nesse artigo, o processo de instalação ficou bem mais simples com o advento da interface por linha de comando do .NET.
A mudança de nome também é um fato marcante. Notem a importância disso: a separação das implementações já existentes e testadas, das novas referentes ao .NET Framework, ASP.NET e Entity Framework.
Finalmente, com as mudanças um tanto radicais anunciadas acima, é fácil imaginar que outras poderão vir. Ou seja, como enfatizado anteriormente utilize tais releases apenas estudos e não para criar aplicações destinadas à produção.
Referências
[1] – Anúncio das novidades referentes ao ASP.NET 5 RC2 no site da Microsoft – https://blogs.msdn.microsoft.com/webdev/2016/05/16/announcing-asp-net-core-rc2/
[2] – Blog com informações mais detalhadas sobre o assunto do ASP.NET 5 RC2 – http://www.hanselman.com/blog/ASPNET5IsDeadIntroducingASPNETCore10AndNETCore10.aspx
[3] – Guia da Microsoft para instação da nova versão ASPE.NET 5 RC2 e .NET Core 1.0 no Ubuntu 14.04 LTS – https://www.microsoft.com/net/core#ubuntu
[4] – Guia para instalar um gerador de aplicações ASP.NET – https://github.com/OmniSharp/generator-aspnet
[5] – Guia de instalação do node.js em vários Sistemas operacionais – https://nodejs.org/en/download/package-manager/#debian-and-ubuntu-based-linux-distributions
[6] – Instalando o ASP.NET 5 no Ubuntu 14.04 LTS –https://talkitbr.com/2016/05/10/instalando-asp-net-5-no-ubuntu-14-04-lts/
[7] – Site oficial do node.js – https://nodejs.org/en/
[8] – Site oficial do Bower – http://bower.io/
[9] – Site oficial do Yeoman – http://yeoman.io/