Integrando Visual Studio no VSO

No post Visual Studio Online: planeje, controle, guarde, construa e teste você viu todas as facilidades que o Visual Studio Online tem a oferecer. Vou agora mostrar como integrar um projeto criado no VSO com o Visual Studio. Dessa forma, você terá controle sobre o versionamento de código além de ter em mãos as ferramentas para aumentar a produtividade e qualidade do código através das práticas de integração contínua e testes automatizados.

Se você ainda não possui uma conta, crie a sua aqui. Será necessário entrar com seu usuário e senha Microsoft. Após entrar no seu painel do VSO, crie um novo projeto. Usarei  o nome HelloQuality para demonstração

integrando_visual_studio_no_vso_01

Com o projeto criado, abra a aba CODE. Repare que o projeto está vazio portanto vamos adicionar nosso código usando o Visual Studio (se você ainda não tem o Visual Studio, baixe aqui sua versão gratuita). Existem diversas formas de realizar esta integração como linha de comando ou plugins mas aqui usaremos a opção Clone in Visual Studio.

integrando_visual_studio_no_vso_04

Com isso, o Visual Studio será aberto e solicitará as credenciais Microsoft (as mesmas utilizadas para criar o projeto no VSO) caso este vínculo ainda não tenha sido realizado anteriormente.

integrando_visual_studio_no_vso_05

Ao entrar com as credenciais, será apresentada a lista de conexões disponíveis com o Visual Studio Online. Estas opções estão no canto superior direito do Visual Studio, dentro da aba Team Explorer. Selecione o servidor desejado e clique no botão verde representado pelo ícone de conector.

integrando_visual_studio_no_vso_06

Dessa forma, é possível visualizar todos os projetos criados dentro do VSO. Escolha o projeto que você queira linkar e clique em Connect.

integrando_visual_studio_no_vso_07

Neste momento, o Visual Studio já está conectado com o projeto criado no VSO. Clique com o botão direito no ícone representado por uma pasta (passo 1 da imagem a seguir) e em seguida clique na opção Connect.

integrando_visual_studio_no_vso_09

No próximo passo é possível alterar, se necessário, o local onde o repositório será clonado. Quando tudo estiver configurado, clique no botão Clone.

integrando_visual_studio_no_vso_10

Pronto, o repositório foi clonado com sucesso.

integrando_visual_studio_no_vso_11

Mas lembre-se… O repositório estava vazio quando foi criado no VSO. E que tal aproveitar agora para criar um novo Universal Windows Platform (UWP) app? Selecione a opção New dentro da seção Solution, escolha o template Blank App (Universal Windows) na tela que abrirá e clique no botão OK.

 

Projeto criado. Falta submeter essas alterações para o repositório do VSO. Na aba do Team Explorer, selecione a opção Changes.

integrando_visual_studio_no_vso_15

Entre com a mensagem que identificará o commit e selecione a opção Commit All and Push.

integrando_visual_studio_no_vso_16

Feito!!! Projeto submetido para o repositório.

integrando_visual_studio_no_vso_17

Ao voltar para o VSO, pode-se visualizar todo código, histórico e alterações realizadas no Visual Studio.

integrando_visual_studio_no_vso_18

Esta integração Visual Studio – VSO tem muitas outras funcionalidades. Vale a pena explorar um pouco mais essas opções e recursos.

E aí? O que achou? Continue nos acompanhando. No próximo post falarei sobre integração continua. Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s