Microsoft EMS – Enterprise Mobility Suite

Olá pessoal!

Hoje vivemos em mundo conectado, somos movidos por dispositivos móveis e cloud computing. Pequenas, médias e grandes empresas adotam a mobilidade corporativa na busca de agilidade, facilidade e eficiência nos negócios. Os processos de negócios das corporações são alterados para que colaboradores permaneçam conectados continuamente e estejam inseridos “a qualquer hora e em qualquer lugar”, através de seus dispositivos Windows, iOS e Android. Se compararmos com um passado não tão distante, encontramos diversas empresas que dependiam de armazenamento e sincronia de dados em dispositivos móveis.

Alguns fatores impulsionaram as empresas a abraçar a mobilidade, dentre eles:

  1. a grande oferta de dispositivos móveis com custo reduzido;
  2. a rápida disseminação do conceito de B.Y.O.D. – bring your own device (traga seu próprio aparelho);
  3. a ampliação das redes de banda larga móvel;
  4. o aumento da comunicação via redes sociais;
  5. a competitividade crescente no mercado;
  6. as expectativas de clientes que exigem respostas cada vez mais rápidas de seus provedores de produtos e serviços.

As vantagens que o uso da mobilidade podem trazer para a organização são imensas. No entanto, é necessário saber qual o perfil de usuário que irá utilizar os recursos e qual o nível de compartilhamento de informações que irá ocorrer. Se pensarmos na quantidade de dados confidenciais carregados em smartphones ou tablets, e também armazenados tanto em e-mails como em documentos, constatamos um risco de segurança significativo para as organizações. A implantação da estratégia de mobilidade corporativa deve atender às necessidades e respeitar o ritmo da empresa, bem como considerar os impactos na demanda, na infraestrutura, nos processos, no local de trabalho, na equipe e na própria organização.

Pensando no crescimento da mobilidade corporativa e nos desafios que ela carrega, a Microsoft disponibiliza uma solução de produtividade para funcionários em movimento, o Enterprise Mobility Suite – EMS.

O EMS ajuda uma organização a garantir sua capacidade de mobilidade, desde habilitar seus usuários e deixá-los confortáveis com a ideia, passando pela unificação do ambiente com seus diferentes tipos de dispositivos, apps e dados, até a proteção de suas informações. Isso facilita o foco na produtividade e eficiência de todos os envolvidos.

A suíte de mobilidade da Microsoft possui três componentes construídos como serviços em nuvem. Eles foram projetados para trabalhar em conjunto, de forma otimizada, fornecendo uma integração facilitada:

Identidade Hibrida através do Microsoft Azure Active Directory Premium
  • Relatórios de Segurança e de auditoria, autenticação multifator;
  • Gerenciamento Self-Service de reset de senha e grupo;
  • Conexão entre Active Directory e Azure Active Directory.
ems3
Microsoft Azure Active Directory Premium
Gerenciamento de Dispositivos Móveis (MDM) através do Microsoft Intune
  • Gerenciamento de definições de dispositivos móveis;
  • Gerenciamento de aplicações móveis;
  • Wipe seletivo.
ems4
Microsoft Intune
Nota: A palavra "wipe" significa "limpar", em português. Fazer um wipe de um dispositivo é o mesmo que fazer uma limpeza de seu sistema operacional. Após essa limpeza, todos os arquivos são apagados e o dispositivo vai se comportar como da primeira vez em que foi iniciado.
Proteção de Acesso e Informação através do Microsoft Azure Rights Management
  • Proteção de Informação;
  • Conexão para ambientes on premises;
  • B.Y.O.D.
ems5
Microsoft Azure Rights Management

Os profissionais de TI de empresas que estão adotando a mobilidade devem construir soluções do zero, na nuvem, utilizando esses serviços. Devem ter a consciência de que já não é possível gerenciar e controlar ambientes desafiadores desse porte on premises.

Esses serviços devem funcionar bem juntos, caso contrário, algumas tarefas não serão possíveis como conceder acesso a um usuário quando ele está em um dispositivo que não tenha suas preferências, ou ainda quando ele está em um local desconhecido. Além disso, tentar integrar soluções diferentes na nuvem pode trazer restrições. O ideal é projetar uma solução totalmente integrada, que seja eficaz e segura.

Advanced Threat Analytics: detectando ataques antes que eles ocorram

Partes importantes de infraestrutura das organizações – gerenciamento de identidade, gerenciamento de dispositivos e proteção de informações – estão sendo migradas para nuvem. Mas isso não torna ambientes on premises menos importantes. Sabendo disso, a Microsoft adicionou ao EMS o Advanced Threat Analytics (ATA).

O ATA não é executado na nuvem, mas sim inteiramente dentro da organização, e sua finalidade é ajudar a identificar atividades suspeitas antes que elas causem danos. Para fazer isso, ele constrói um mapa de relações entre os usuários, dispositivos e recursos. Por exemplo, o ATA mantém o controle dos dispositivos que os colaboradores normalmente utilizam, quais os recursos que eles acessam (incluindo aplicativos), e quais as vezes que esse acesso ocorreu. Se um usuário começa acessar inesperadamente aplicações atípicas de diferentes dispositivos e em diferentes momentos, o ATA irá avisar o pessoal de segurança de informação, que poderá então tomar alguma ação. Por exemplo, um hacker poder ter assumido a identidade deste usuário, roubando o seu nome de usuário e sua senha. Mas o ATA emitirá um alerta antes que o invasor cause prejuízo para a organização.

Enfim, o EMS permite que organizações aumentem a produtividade de seus colaboradores fornecendo ferramentas que eles gostem e tenham o prazer de utilizar, como por exemplo smartphones de última geração. Também libera o acesso a ferramentas de trabalho na nuvem que, em combinação com ferramentas locais, poderão proporcionar um alto rendimento a qualquer hora do dia ou da noite dentro do processo de negócio. Isso tudo de maneira gerenciável, facilitada e segura.

Se tiverem alguma dúvida em relação ao EMS, entrem em contato conosco!

Até a próxima!

Fonte das imagens: Microsoft.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s