Envie seu aplicativo para a Loja

Uma dúvida comum entre desenvolvedores é sobre o que é necessário para ter um aplicativo publicado na Windows Store. Para responder a essas perguntas, vou mostrar passo-a-passo como submeter o aplicativo para a Loja.

O processo de submissão é dividido em 6 etapas:

  1. Preços e disponibilidade
  2. Propriedades do aplicativo
  3. Classificações etárias
  4. Pacotes
  5. Descrições
  6. Notas para certificação

Para publicar e gerenciar todos os seus aplicativos para dispositivos Windows em um único lugar, basta ter uma conta de desenvolvedor. Mas quanto isso vai me custar? As contas individuais custam R$ 46,00 e as empresariais R$ 160,00. Lembrando que essa é uma taxa única de registro e nenhuma renovação é necessária.

Com a conta criada, é necessário acessar o Painel do Centro de Desenvolvimento do Windows. Ao acessar o painel, o primeiro passo é clicar no botão Criar novo aplicativo.

envie_seu_aplicativo_para_a_loja_1

Será solicitado a reserva de um nome para o seu aplicativo que deve ser exclusivo em toda a Loja. Você pode digitar na caixa de texto o nome que desejar e, em seguida, clicar no link Verificar disponibilidade. Após encontrar o nome desejado, clique em Reservar o nome do aplicativo.

Depois de reservar o nome, você pode começar o processo de publicação. A primeira etapa é criar um envio. Para isso, clique no botão Iniciar seu envio. Nesta etapa precisamos fornecer uma série de detalhes.

Preços e disponibilidade

Nesta tela, a principal configuração é o preço base. Se o seu app for distribuído de forma gratuita, opte pela opção Gratuito. Caso contrário, escolha o valor desejado. Nesse caso você pode ainda configurar uma versão de avaliação (trial)

No item Mercados e preços personalizados, podemos selecionar em quais dos 242 mercados o nosso aplicativo estará disponível. Ao clicar no link Mostrar opções podemos selecionar os países desejados além de poder customizar os preços para estes mercados.

Em Distribuição e visibilidade podemos optar por disponibilizar o app publicamente na Loja ou deixá-lo oculto, impedindo que as pessoas encontrem o aplicativo por meio de pesquisas ou navegação. Essa prática é utilizada para permitir que testadores testem o app antes de você oferecê-lo ao público. Após os testes, você poderá voltar e alterar esta opção. Para deixar o aplicativo público, selecione a opção Disponibilizar este aplicativo na Loja.

Continuando, temos a opção de escolher para qual tipo de famílias de dispositivos do Windows 10 nosso aplicativo estará disponível. Em se tratando de aplicativos universais, deixe as opções Desktop e Celular marcadas.

Para finalizar esta etapa, podemos ainda decidir quando o aplicativo deve ser publicado. Você pode optar por publicá-lo assim que ele for aprovado na certificação, manualmente ou ainda especificar uma data desejada.

Após fazer todas essas alterações, clique no botão Salvar.

Propriedades do aplicativo

Aqui definiremos a categoria do nosso aplicativo e quais as preferências de hardware que serão necessários para executar o aplicativo corretamente. Analise o seu caso e marque as opções mais adequadas.

envie_seu_aplicativo_para_a_loja_7

Em seguida, na seção de Declarações do aplicativo, marque as caixas apropriadas para o seu aplicativo e em seguida clique no botão Salvar.

Classificações etárias

Aqui precisaremos responder algumas questões para obter a classificação etária. Portanto, deixe selecionada a opção Estou pronto para responder ao questionário da IARC e preencha o questionário de acordo com o seu aplicativo. Após isso, clique no botão Salvar e gerar. Com base em suas respostas, uma lista de classificações será apresentada. Se concordar com as opções, clique no botão Continuar.

Pacotes

A página Pacotes é onde você carrega todos os arquivos de pacote (.xap, .appx, .appxupload e/ou .appxbundle) para o aplicativo que você está enviando. Quando um cliente baixar seu aplicativo, a Loja examinará todos os pacotes disponíveis do aplicativo e fornecerá automaticamente para cada cliente o pacote que funcione melhor em seus dispositivos.

Mas como eu crio estes pacotes? Neste momento deveremos voltar ao Visual Studio e abrir a nossa solução para inicialmente associar o aplicativo com as informações da Loja. Clique com o botão direito em cima do seu projeto principal e selecione a opção Store -> Associate App with the Store.

envie_seu_aplicativo_para_a_loja_8

Quando questionado, entre com as credenciais da sua conta Microsoft. Por questões de segurança, serão solicitado dados como telefone ou e-mail para receber um código de segurança para seguir para a autenticação.

Na tela que se segue, será apresentada uma lista com todos os aplicativos que você já criou no painel do centro de desenvolvimento Windows. Selecione o seu app e clique no botão Next.

envie_seu_aplicativo_para_a_loja_11

Serão exibidas todas as informações que precisam ser colocada no manifesto do seu aplicativo, mas não se preocupe, o Visual Studio pode fazer isso automaticamente para você. Basta clicar no botão Associate. Pronto, agora o aplicativo tem todas as informações necessárias para ser submetido. Para mais informações nesta etapa, acesse aqui.

envie_seu_aplicativo_para_a_loja_12

No passo anterior associamos o nosso aplicativo com a Loja. Precisamos agora gerar o pacote. Clique novamente com o botão direito em cima do seu projeto principal e selecione a opção Store -> Create App Packages.

envie_seu_aplicativo_para_a_loja_13

Na próxima tela, selecione a primeira opção e clique em Next.

envie_seu_aplicativo_para_a_loja_14

Você poderá configurar informações como diretório de destino, versão do app, arquitetura e modo de configuração. Por ser uma versão para o usuário final, tenha certeza que você esteja utilizando a versão Release. Clique no botão Create. O processo que se segue poderá demorar alguns minutos.

envie_seu_aplicativo_para_a_loja_15

Depois de concluído a geração dos pacotes, é possível validar o seu aplicativo usando o Windows App Certification Kit (WACK).

envie_seu_aplicativo_para_a_loja_16

O Kit de Certificação de Aplicativos Windows executa os testes e mostra os resultados. Depois de concluir o WACK e seu aplicativo tiver sido aprovado, você estará pronto para carregá-lo na Loja.

Volte ao painel de desenvolvimento do Windows e clique em Pacotes. Clique no link procure seus arquivos para procurar pelo .appxupload recém criado ou simplesmente arraste-o para a página. Depois de submetido e analisado, você poderá clicar no botão Salvar.

Descrições

Em Descrições vamos colocar o texto e elementos visuais necessários que serão apresentadas ao usuário quando ele entrar na página de detalhes do aplicativo na Loja.

Como essas informações são usadas para descrever o seu aplicativo na Loja, podemos fazer uso da internacionalização para que a experiência do usuário seja a melhor possível, independentemente do idioma que ele esteja usando. Para isso, adicione / remova o suporte das linguagens que você deseja e clique em Salvar.

Após configurar as linguagens desejadas, clique no link referente ao idioma desejado para gerenciá-lo. Aí sim, vamos começar a colocar os dados do nosso app. Mesmo que apenas alguns campos e a submissão de pelo menos uma captura de tela (desktop ou celular) sejam obrigatórios, é importante que você dedique seu tempo para colocar todas as informações e imagens necessárias para chamar a atenção do usuário. Assim, você terá mais chances de convencer o usuário a baixar o seu aplicativo, por que no final, é isso o que importa não é mesmo? Veja aqui mais informações sobre as imagens que podem ser incluídas durante o processo de submissão.

Notas para certificação

Para finalizar, a última parte é a de notas para certificação. Apesar de ser opcional, você pode usar esta página para fornecer informações adicionais para os testadores da certificação. Imagine que o seu app requer que o usuário faça o login. Neste caso, forneça as credenciais necessárias para que os testadores possam examinar o seu aplicativo. Essas informações ajudarão a garantir que os testes sejam realizados corretamente.

Pronto. Finalizamos todo o processo necessário. Chegou a hora de realmente submeter o aplicativo para a Loja. Para isto, clique no botão Enviar à Loja.

envie_seu_aplicativo_para_a_loja_4

Etapas

Com o aplicativo submetido, começam agora algumas etapas do processo de certificação.

envie_seu_aplicativo_para_a_loja_5

Inicialmente, o app passa por um pré-processamento onde os pacotes são colocados em fila para que sejam realizados testes automatizados.

Depois vem a etapa da certificação propriamente dita, onde testes como de segurança, conformidade técnica e conformidade de conteúdo são realizados. Se você executou o teste do aplicativo com o Kit de Certificação de Aplicativos Windows antes de enviá-lo à Loja, você provavelmente não terá dores de cabeça em relação à parte técnica.

Após a conclusão do processo de certificação, você receberá um relatório de certificação informando se o aplicativo passou ou não na certificação. Se ele não for aprovado, o relatório indicará em qual teste ele falhou ou qual política não foi atendida. Depois de corrigir o problema, você pode criar um novo envio para o seu aplicativo para iniciar o processo de certificação novamente.

Depois de passar pelas etapas acima com êxito, seu envio estará disponível na Windows Store para o download dos clientes. Você receberá um e-mail de confirmação que conterá um link para acessar o app na Loja.

envie_seu_aplicativo_para_a_loja_6

É normal que de imediato você não consiga encontrar o seu aplicativo na Loja pois pode demorar algumas horas até que a Loja seja capaz de indexá-lo. Neste caso, ainda será possível baixar o app através do link que você recebeu no e-mail de confirmação.

Publicou algum aplicativo na Loja? Conte nos como foi sua experiência! Até a próxima!

 

Fontes: Microsoft
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s