Introdução à acessibilidade no Windows

Falar de acessibilidade está na moda e isso tem lá suas vantagens: se as pessoas estão falando mais sobre acessibilidade é por que existe uma vontade de mudar e melhorar, mesmo que seja só para se encaixar na moda – e se esta moda pega, todos vamos sair ganhando! É por isso que vou aproveitar a onda e falar sobre como a Microsoft aborda acessibilidade dentro do Windows.

“Acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e comunicação, inclusive nos sistemas e tecnologias da informação, bem como em outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público.”

Retirado do site: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br

A Microsoft preparou um documento de acessibilidade, que pode ser encontrada neste site, onde a principal função é fornecer informações para que os desenvolvedores que buscam criar aplicativos acessíveis tenham embasamento para fazer um produto com qualidade e maior abrangência, com habilidades para incluir o maior número de pessoas possíveis seja ela deficiente ou com alguma capacidade reduzida. O documento de acessibilidade do Windows descreve os recursos e APIs, assim como ferramentas para criar aplicativos e produtos para tecnologia assistiva: como leitores de tela e ampliadores por exemplo, que são os mais usados.

Esta documentação também fornece suporte aos engenheiros de teste de software e QA, caso tenham a necessidade de criar scripts e ferramentas automatizadas para testes nas plataformas Windows.

O documento de acessibilidade do Windows é dividido em 3 seções:

  • Características de acessibilidade do Windows

Descreve os parâmetros que tornam o computador mais fácil de ser usado por pessoas com deficiências ou alguma limitação, além de explicar como usar o elemento de API do Windows para acessar programaticamente estas configurações e parâmetros.

  • API de automação do Windows

Descreve as APIs do Windows que vão tornar os aplicativos mais acessíveis para pessoas com deficiência de visão, audição ou restrições de movimento. Nesta seção a Microsoft incluiu as APIs: Microsoft UI Automation e o Microsoft Active Accessibility.

  • API de ampliadores

Esta API permite que o desenvolvedor crie aplicativos de tecnologia assistiva que permite ampliar a tela ou as fontes, aplicar efeitos de cores e contrastes, além de outras oferecer outras transformações que auxiliam a pessoa com deficiência a ter acesso ao conteúdo.

Configurações de acessibilidade do Windows

Existem 2 configurações disponíveis para que os usuários tenham fácil acesso ao painel de controle:

• Parâmetros de acessibilidade: indica que quando o usuário configurar seu device os aplicativos acessados mudarão seu comportamento padrão para o comportamento especial, por exemplo: o parâmetro ShowSounds indica que um aplicativo irá usar sons para transmitir as informações importantes para o usuário, mas também fornecerá as informações visualmente.

• Recurso de acessibilidade Built-in: incorporado ou fornecido pelo sistema como uma extensão, e afeta como o usuário fornece as entradas de periféricos como teclado e mouse, útil para usuários com restrições ou dificuldade motoras. Por exemplo ele é um filtro para usar a combinação de teclas como Ctrl + Alt + Del

Cada um destes parâmetros ou recursos de acessibilidade citados acima podem ser consultados ou definidos com a função SystemParametersInfo.

Agora que já sabemos o que existe e o que é possível fazer com as APIs de acessibilidade do Windows, no próximo post vamos dar uma olhada e aprender a aplicar as features de acessibilidade no seu sistema ou aplicativo!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s