Apresentando o Microsoft PowerApps

Recentemente a Microsoft anunciou o programa PowerApps para ajudar a conectar, criar e compartilhar aplicativos para alavancar negócios. Trazemos aqui a tradução do artigo divulgado pelo Bill Staples no blog oficial da Microsoft.

A maneira que trabalhamos hoje em dia é muito diferente se compararmos há alguns anos atrás. Trabalhamos em nossos telefones, tablets e laptops e em qualquer lugar, como por exemplo em chão de fábricas, aviões ou em reuniões com clientes. A revolução móvel, juntamente com computação e dados ilimitados na nuvem, transformou a nossa experiência profissional.

No entanto, os aplicativos que usamos para trabalhar não tem acompanhado o ritmo para a demanda necessária. Enquanto as empresas estão cada vez mais se voltando para soluções SaaS (Software as a Service) para cenários específicos, como CRM, viagens e HR, utilizando serviços como o Microsoft Dynamics, Concur ou Workday, ainda a maioria dos cenários de aplicativos de negócios permanecem bloqueadas no local, dependentes de PCs corporativos conectados. Muitas vezes, eles não são otimizados para dispositivos móveis, não são facilmente integrados com outros serviços e não são acessíveis quando e onde as pessoas mais precisam deles – no dispositivo que desejam usar no momento. A categoria app de negócios está ficando para trás em termos de riqueza e onipresença.

Então, qual o motivo desse “gap de inovação” para aplicativos de negócios? Trabalhando em colaboração com alguns clientes, identificamos três problemas fundamentais:

  1. Há poucos desenvolvedores qualificados. O Gartner prevê que “até 2017, a demanda do mercado para serviços de desenvolvimento de aplicativos móveis vai crescer pelo menos cinco vezes mais rápido do que a capacidade da organização interna de TI para entregá-los. *” Simplesmente não há desenvolvedores qualificados suficientes para manter o ritmo de demanda para cenários de aplicativos de negócios.
  2. Proliferação de dados corporativos. Dados de negócio tem proliferado em sistemas on-premisses. Com os dados armazenados em muitos sistemas, é difícil de conectar e consumir dados relacionados a partir de uma aplicação.
  3. Agilidade de TI e compartilhamento de aplicativos. Distribuição de aplicativo móvel normalmente acontece através de lojas de aplicativos, ou através de gerenciamento de dispositivos móveis, gerenciado pela TI. Isso cria atrito inerente na obtenção de aplicativos para telefones de funcionários.

Hoje, nós estamos animados para introduzir o Microsoft PowerApps como uma solução única para estes problemas. PowerApps é um serviço corporativo para os empreendedores de todos os lugares, para se conectar, criar e compartilhar aplicativos de negócios com sua equipe em qualquer dispositivo em questão de minutos. PowerApps ajuda as pessoas em sua organização a ter mais agilidade nos negócios.

Para colaboradores:

  • Criar rapidamente aplicativos que funcionam em qualquer dispositivo usando uma experiência semelhante ao do Microsoft Office, com modelos para começar rapidamente e um design visual para automatizar fluxos de trabalho.
  • Use built-in connections, ou aqueles construídos por sua empresa, para conectar PowerApps para Cloud Services, como o Office 365, Dynamics CRM, Salesforce, Dropbox, OneDrive e sistemas on-premisses, incluindo SharePoint, SQL Server, Oracle, SAP e muito mais.
  • Compartilhar PowerApps como documentos. É tão simples quanto digitar um endereço de e-mail e seus colegas de trabalho podem tirar vantagem de um aplicativo que você criou.

Para desenvolvedores e IT Pro:

  • PowerApps inclui Azure App Services para aplicações voltadas aos funcionários. Dessa forma, aplicativos web e móveis passam a ser disponibilizados mais rapidamente para os colaboradores.
  • Construir conexões de dados adicionais e APIs para quaisquer sistemas de negócios existentes, permitindo que usuários em sua organização criem os aplicativos de que precisam.
  • Controles de segurança de dados e privacidade são garantidos pelos PowerApps, para que você possa gerenciar o acesso aos dados e manter as políticas corporativas.

Temos colaboração com alguns clientes e parceiros, como Toro, Bose, Metro Bank e eBecs para garantir a nossa visão para PowerApps, abordando suas necessidades para a agilidade dos negócios. Os clientes têm desenvolvido soluções que vão desde um aplicativo de recrutamento para uma equipe interna até um aplicativo móvel para os bancários que se conectam aos seus dados de CRM. E os clientes estão percebendo o impacto da PowerApps em seus negócios. Stéphane Cavallo, CIO da divisão Habitat pelo Groupe Beneteau, compartilhou que “PowerApps é simples de usar e não requer profundo conhecimento técnico ou habilidades de programação. Eu posso criar aplicativos totalmente funcionais muito rapidamente e facilmente. Na verdade, nós trouxemos o desenvolvimento de aplicativos para dentro da empresa, o que realmente nos poupou um monte de dinheiro”.

PowerApps vai acelerar dramaticamente como os aplicativos de negócios são construídos, reduzindo o tempo de solução de semanas ou meses para minutos e capacitar uma nova categoria de criadores de aplicativos. Ele equilibra poder entre a TI e os usuários de negócios, armando-os mais próximos das necessidades de negócios com ferramentas e serviços para não apenas imaginar, mas também implementar a solução. Isso muda, o que tem sido por décadas, um conjunto de cenários que normalmente só são executados em PCs dentro das empresas para aplicações centradas na nuvem e dispositivos móveis.

Para saber mais sobre o Microsoft PowerApps e para colocar o seu nome na lista para obter acesso, vá para www.PowerApps.com. E, se você é desenvolvedor profissional, aprenda mais sobre os cenários de desenvolvimento através do PowerApps no  Channel 9.

*Gartner, The Enterprise App Explosion: Scaling One to 100 Mobile Apps, Adrian Leow, 07 May 2015

Texto original: Microsoft

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s