Os 5 problemas de Interoperabilidade Web – Parte 4

Dando continuidade a nossa série de posts sobre problemas de interoperabilidade Web, hoje vamos tratar de problemas relacionados com bibliotecas Javascript (JSLibs). Ao todo estaremos abordando 5 problemas que podem afetar a interoperabilidade Web, isto é, que podem impactar usuários que acessam seu site por algum browser específico. São eles:

  1. Modo de renderização
  2. Detecção de navegador Web
  3. Prefixos CSS
  4. Bibliotecas Javascript desatualizadas
  5. Plugins legados

E você pode verificar se seu site possui algum desses problemas através da ferramenta Site scan disponibilizada pela Microsoft.

Bibliotecas Javascript desatualizadas

O QUE É?

As bibliotecas ou frameworks Javascript são recursos Web que auxiliam o desenvolvedor na criação de páginas e ajudam a aperfeiçoar a experiência do usuário. Essas bibliotecas são atualizadas com certa frequência, buscando incorporar novas funcionalidades ou até corrigir problemas das versões anteriores e que não funcionavam bem em alguns sites.

Nesse cenário, o problema está relacionado com o uso de uma versão de biblioteca que pode não funcionar bem em alguns browsers, podendo afetar seus usuários.

COMO DEVO FAZER NO MEU SITE?

Quando utilizamos uma biblioteca ou framework externo no nosso site, devemos manter controle de qual versão estamos utilizando e sempre lembrarmos de tempos em tempos rever essa biblioteca para verificar se uma nova versão foi lançada.

Essa nova versão pode conter tanto novos recursos como também correções para problemas que foram encontrados pelos desenvolvedores no uso das versões anteriores. Portanto, é responsabilidade do desenvolvedor estar atento a isso.

As versões recomendadas variam de acordo com a versão sendo utilizada atualmente no site. A seguir extraímos uma lista de casos mais comuns de bibliotecas desatualizadas:

SE EU NÃO CORRIGIR, COMO ISSO PODE PREJUDICAR MEU USUÁRIO?

A não correção do problema pode afetar usuários que acessam seu site por determinados browsers fazendo com que a biblioteca utilizada não funcione conforme esperado. Por isso é muito importante que o desenvolvedor sempre teste seu site em diferentes navegadores Web e sempre procure acompanhar as novas versões dessas bibliotecas.

QUAIS SÃO OS IMPACTOS CASO EU CORRIJA O PROBLEMA?

Normalmente quando são lançadas novas versões de bibliotecas, tem-se o cuidado de manter compatibilidade com código anterior, evitando efeitos indesejados. Mas nem sempre isso é verdade. Portanto, quando atualizamos uma biblioteca, certo comportamento pode mudar na nova versão, o que nos obriga a rever como estamos utilizando aquela biblioteca.

Nesse contexto, quando verificamos nosso site pelo Site scan, ele costuma indicar uma versão de biblioteca compatível próxima ou também a última versão. Se optarmos em utilizar a última versão, o risco de termos problemas de compatibilidade é maior:

os_5_problemas_de_interoperabilidade_web_4_sitescan

Além disso, há casos em que a implementação do site foi feita baseando-se em problemas conhecidos de bibliotecas usando comportamentos que não deveriam ocorrer se a biblioteca estivesse correta. Nesses casos a atualização significa que o problema pode deixar de existir, fazendo com que o uso da biblioteca no site traga resultados inesperados. É necessário nesses casos rever seu uso quando fizermos a atualização da versão da biblioteca.

Por fim, é importante sempre testarmos nosso site em diferentes browsers para garantir que as bibliotecas que usamos, na versão selecionada, funcionem adequadamente.

O QUE MAIS ESTÁ ENVOLVIDO?

Não esqueçam de acompanhar as mudanças adicionadas a cada versão das bibliotecas que usamos no site. Tudo isso fica documentado no Release Notes ou Changelog das bibliotecas e frameworks. Seguem alguns links úteis:

QUE SABER MAIS?

Quer obter mais dicas e sugestões? Comente aqui ou faça uma pergunta no Stack Overflow em Português com a tag “microsoft-edge”. E continue nos acompanhando no talkitbr.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s