Ativando o diagnóstico remoto em seu Windows Mobile

A Microsoft liberou recentemente a build 10572 do Windows 10 Mobile Insider Preview. Entre o grande número de correções e algumas novas funcionalidades, queremos destacar aqui o Portal de Dispositivos.

Esse novo recurso, voltado principalmente aos desenvolvedores de aplicativos, possibilita obter controle e informações do nosso smartphone. O Portal de Dispositivos oferece ferramentas de diagnósticos que podem ser muito úteis durante a fase de desenvolvimento e testes de um app. E tudo isso através de uma interface web acessível por qualquer dispositivo que possua um browser e esteja conectado na mesma rede que o smartphone.

Vamos mostrar aqui o passo-a-passo para acessar o dispositivo Windows Mobile através de um computador. Vamos lá?

Ativando o diagnóstico remoto

1_ativando_o_diagnostico_remoto_em_seu_windows_mobile_habilitando_opcoes

Primeiramente, precisamos garantir que tanto o computador quanto o dispositivo móvel estejam na mesma subrede. No nosso caso, ambos estão conectados à mesma rede Wi-Fi.

O próximo passo é preparar o dispositivo móvel para permitir o acesso. Para isso acesse Configurações -> Atualização e segurança -> Para desenvolvedores e habilite o Modo de desenvolvedorDescoberta de dispositivo e também as opções do Portal de Dispositivos. Tudo como está na imagem ao lado.

Na mesma janela, clique na opção Emparelhar e tome nota do código apresentado.

2_ativando_o_diagnostico_remoto_em_seu_windows_mobile_pareando_dispositivo

E para finalizar, anote o endereço IP mostrado no final dessa tela. No nosso, caso, temos https://192.168.0.6.

Acessando o Portal

Com as opções ativadas e as informações anotadas da etapa anterior, é hora de acessarmos o portal. Para isso, abra o browser do seu computador e digite o endereço IP recém adquirido.

Uma página web será exibida significando que a conexão entre nosso computador e o dispositivo foi efetuada com sucesso. Caso seja apresentado à você alguma informação relacionada com um erro de certificado, não se preocupe. Você pode ignorar essa mensagem e seguir adiante.

Precisamos agora nos autenticar. Usaremos então o nosso PIN de 6 caracteres gerado durante o emparelhamento do dispositivo, na etapa anterior.

3_ativando_o_diagnostico_remoto_em_seu_windows_mobile_login

Importante!!! É possível ignorar a tela de autenticação porém isso abre uma brecha de segurança ao permitir que qualquer pessoa que esteja conectado na mesma rede que você e conheça o endereço do dispositivo acesse o portal e faça “algumas brincadeiras”. Como veremos aqui, é possível enviar comandos para desinstalar aplicativos e até desligar o aparelho. Se mesmo assim você optar por seguir este caminho, desabilite a opção Autenticação na janela do item Para Desenvolvedores.

Após autenticado, será exibida uma barra lateral de navegação com acesso aos recursos disponíveis no portal. Veremos cada um deles em detalhes a seguir.

Notem também que em todas as janelas temos acesso a opções que nos permitem desligar ou reiniciar o dispositivo.

Home

A primeira página é a Home. É basicamente uma página em branco. Esperamos que nas próximas builds, novas funcionalidades sejam inseridas aqui.

4_ativando_o_diagnostico_remoto_em_seu_windows_mobile_home

Apps

A tela de aplicativos é a que julgo ser a mais interessante para nós desenvolvedores. Ela permite visualizar os aplicativos instalados e os que estão rodando no sistema. Além disso podemos executar os apps e até desinstala-los por aqui.

5_ativando_o_diagnostico_remoto_em_seu_windows_mobile_apps

Agora, o mais importante, é o fato de podermos instalar aplicativos por aqui. Lembram do post Deploy remoto de Universal Windows Apps que ensinamos como fazer o carregamento de aplicativos por linha de comando? Então, usando o recurso do portal não precisamos mais desses comandos. Basta ter acesso aos arquivos .appx ou .appxbundle e suas dependências.

Processes

A página de processos é uma espécie de gerenciador de tarefas onde podemos obter informações sobre os processos que estão rodando.

6_ativando_o_diagnostico_remoto_em_seu_windows_mobile_process

Performance

A página de performance nos oferece uma representação visual do desempenho geral de smartphone dado um determinado momento. Temos 5 gráficos que nos permitem analisar a a carga da CPU e memória, placa de vídeo, ROM e adaptadores de rede.

7_ativando_o_diagnostico_remoto_em_seu_windows_mobile_performance

Dispositivos

A página de dispositivos exibe todos os dispositivos e sistemas conectados e oferece a opção de salvar essa lista em um arquivo.

8_ativando_o_diagnostico_remoto_em_seu_windows_mobile_devices

Rede

Na página de redes podemos visualizar as informações de nossos adaptadores de redes como endereço de IP e outros. Algo parecido com o comando ipconfig. Além disso, podemos ver a lista de redes WiFi disponíveis e também gerenciar nossos profiles de rede.

9_ativando_o_diagnostico_remoto_em_seu_windows_mobile_networking

Conclusão

O Portal de Dispositivos traz várias opções para ajudar os desenvolvedores a identificarem problemas de desempenho e performance em seus aplicativos. Além disso, permite que algumas ações sejam feitas sem que haja a necessidade de se ter algumas ferramentas instaladas no computador, como é o caso da instalação remota de aplicativos.

Como a versão apresentada ainda é uma versão Preview, esperamos que novas funcionalidades sejam adicionadas com o passar do tempo. Nós do talkitbr ficaremos de olho para trazer para vocês mais novidades. Continuem nos acompanhando e até a próxima!!!

Anúncios

4 comentários

    • Ao criar o App Package pelo Visual Studio, serão gerados os arquivos .appxupload e .appxbundle. Os dois tipos podem ser utilizados para instalar apps remotamente usando a interface web mas caso você opte pelo .appxbundle, será necessário adicionar também as dependências específicas à arquitetura. Esses arquivos podem ser encontrados no mesmo diretório, dentro da pasta Dependencies.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s