Afinal de contas, o que é DevOps?

Dentro do mundo do desenvolvimento ágil a última moda é falar sobre DevOps. Mas você sabe o que realmente significa DevOps?

Como quase tudo em computação, a primeira coisa que precisamos entender é que DevOps não é um termo novo. As primeiras referências desse termo apareceram no evento Agile 2008 onde surgiram as primeiras conversas que abordavam o tema metodologia ágil para a administração de infraestrutura, inspirada no modelo ágil de desenvolvimento. O termo DevOps só foi criado de fato em 2009 durante a conferência Velocity da O’Reilly, nesta conferência John Allspaw (Etsy.com) e Paul Hammond (Typekit) apresentaram o trabalho que é tido como um dos precursores do DevOps “10+ Deploys Per Day: Dev and Ops Cooperation at Flickr”. Essa palestra foi o início do trabalho de Patrick Debois, entusiasta e organizador do maior encontro de DevOps do mundo, o DevOpsDay.

Então, para acabar o suspense:

DevOps é uma mudança de cultura ou movimento que visa através de uma comunicação excelente e colaboração, promover o desenvolvimento de software de melhor qualidade, mais rápido e mais confiável através da intersecção das disciplinas de desenvolvimento e infraestrutura.

Detalhando um pouco mais:

DevOps pode ser entendido como a evolução do ciclo de desenvolvimento de software do Waterfall, passando por Agile e chegando finalmente no Lean. DevOps vai além do Agile e foca na remoção de todo o desperdício de tempo dentro do ciclo de desenvolvimento de software. E onde é o foco principal do DevOps? Ambientes inconsistentes, processos manuais de build e deploy, baixa qualidade e práticas de teste não efetivas, falta de comunicação e entendimento entre time e IT, falhas de SLA e em todo e qualquer lugar do ciclo de desenvolvimento onde possa existir desperdício de tempo e de recursos para manter os “sistemas rodando”

Aprendemos com esse post um pouco da história do DevOps e passamos a entender que DevOps nada mais é do que uma cultura ágil para infraestrutura, afinal de contas, o que adianta o desenvolvimento ser ágil mas a infraestrutura não? 🙂

Para finalizar o assunto, gostaria de deixar o vídeo de abertura do DevOpsDay de 2010 em Mountain View. Esse vídeo explica bem sobre a cultura DevOps.

Esse é o primeiro post de uma série sobre DevOps. Nos próximos iremos detalhar as práticas, a cultura e fornecer exemplos práticos. Aguarde que vem coisa boa 😉

Anúncios