Fique por dentro das novidades do Windows 10

A Microsoft irá lançar em breve a próxima versão do seu Sistema Operacional, o Windows 10. Um SO que vem para unificar todas as famílias de dispositivos Microsoft em torno de uma única plataforma, chamada de Universal Windows Platform (UWP).

O fato é que mesmo quem atualmente não se interessa ou não desenvolve soluções Microsoft não pode deixar de conferir o que vem por ai. Ainda mais porque essa é a maior mudança em termos de plataforma de desenvolvimento que vemos nos últimos anos.

E nesse post iremos destacar alguns dos principais aspectos em torno da nova plataforma da Microsoft.

Convergência para uma única plataforma

A Microsoft iniciou um tempo atrás uma jornada buscando a convergência entre as famílias de produtos, o que inclui o Xbox, Windows Desktop e Windows Phone. Começamos com a criação do conceito Universal Apps que englobava tanto Windows 8.1 como Windows Phone 8.1 e agora teremos o Universal Windows Application.

A jornada de convergência
A jornada de convergência

E isso é feito graças a unificação de APIs do Windows dentro do Windows Core. Outra mudança sensível é na forma como criamos nossos aplicativos. O Universal Windows Application tem como target não o Windows 10 e sim a plataforma Windows Universal. E lá especificamos a versão mínima para a qual nossa aplicação foi desenvolvida e a versão máxima em que ela foi testada:

<TargetPlatform
    Name="Microsoft.Universal"
    minVersion="10.0.10069.0" 
    maxVersionTested="10.0.10190.0"/>

O resultado disso é que agora teremos apenas um único projeto para Windows 10. Esse projeto poderá ser desenvolvido para qualquer produto Microsoft sem a necessidade de criar binários específicos. Portanto o desenvolvedor irá criar aplicativos para todos os dispositivos. E um único código será executado tanto no Windows Desktop, como no Windows Mobile, Surface Hub, Xbox, IoT, e até no Hololens.

Extensões para dispositivos específicos

Sabemos que existem recursos específicos para cada dispositivo e, para esses recursos, serão disponibilizadas extensões que poderão ser utilizadas no nosso aplicativo. Portanto, o que o desenvolvedor terá que fazer é definir os produtos para os quais deseja distribuir seu aplicativo, testar os recursos disponíveis usando as extensões necessárias e ajustar o código de acordo com cada dispositivo.

Universal Windows Application
Universal Windows Application

Essas extensões serão disponibilizadas dentro do próprio Visual Studio. E um ponto importante sobre as extensões é que mesmo usando elas, seu aplicativo continua funcionando nos vários dispositivos Windows 10. Isso porque a mesma API definida numa extensão está disponível na outra. Além disso o desenvolvedor poderá verificar no código se uma determinada API está presente no dispositivo onde o código está sendo executado:

var api = "Windows.Phone.UI.Input.HardwareButtons";
if (Windows.Foundation.Metadata.ApiInformation.IsTypePresent(api))
{
    Windows.Phone.UI.Input.HardwareButtons.CameraPressed += CameraButtonPressed;
}
Extensões no Windows 10
Extensões no Windows 10

Criando aplicativos com diferentes tecnologias

Outro aspecto importante no Windows 10 é a forma como poderemos criar nossos aplicativos. E isso é especialmente relevante pois dá ao desenvolvedor inúmeras possibilidades que se encaixam de acordo com a sua habilidade e experiência.

Pelo que está sendo divulgado, poderemos criar aplicativos usando recursos já presentes no Windows como WPF, XAML e HTML, como também criar através das chamadas Universal Windows Platform Bridges (iOS Objective C, Android Java, Hosted Web Apps e Win32).

Tecnologias para desenvolvimento Windows 10
Tecnologias para desenvolvimento Windows 10

Vamos conhecer o Windows 10?

É difícil para qualquer desenvolvedor ficar indiferente a tudo isso. Portanto convidamos vocês a experimentarem o Windows 10 e ficarem a par das novidades.

E vale lembrar que a Microsoft disponibiliza o programa Windows Insider onde você pode baixar a ISO do Windows 10 Preview e então instalar no seu computador ou ainda em uma máquina virtual para fazer seus testes. A Microsoft disponibiliza também, gratuitamente, o Visual Studio Community Edition para que você comece hoje a desenvolver seus aplicativos.

Mande também suas dúvidas, comentários e sugestões para colocarmos no nosso blog talkitbr.

Fonte das imagens: Microsoft.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s