Serviços BizTalk no Microsoft Azure

biztalkOlá pessoal!

Quando pensamos em integração de sistemas dentro de uma empresa, temos a imagem da interligação da estrutura de departamentos, de procedimentos e de processos de trabalho da mesma. Também lembramos da integração de diferentes aplicações e dados heterogêneos fora dessas organizações.

Por exemplo, uma empresa qualquer precisa sincronizar seu cadastro de clientes, que estão no SAP ERP, com o cadastro de um fornecedor externo utilizando os adaptadores SAP e SOAP. Ou ainda podemos citar cenários de fusões e aquisições de empresas, que antes possuíam sistemas próprios e que agora precisam se integrar.

Esses desafios são cada vez mais comuns no mercado atual e podem causar prejuízos futuros se não forem tratados de maneira adequada. Nesse meio corporativo, as áreas de TI devem ser ágeis e flexíveis, buscando serviços de qualidade que atendam a estratégia das organizações. Informações inconsistentes, processos ineficientes e sistemas incompatíveis podem ser fatais para o negócio.

Pensando nas necessidades das áreas de negócio como a simplificação da integração múltipla e cenários híbridos, além de enfatizar o seu modelo de investimentos na nuvem, a Microsoft disponibilizou os Serviços BizTalk no Azure.

Dentro do Azure, os Serviços BizTalk são oferecidos como PaaS, fornecendo recursos de integração robustos e dimensionáveis, todos gerenciados pela Microsoft, poupando a necessidade de instalar, configurar e manter uma infraestrutura on-premise.

É um serviço de integração baseado na nuvem, podendo ser simples, avançado e extensível, que fornece recursos entre empresas (B2B) e integração de aplicativos empresariais (EAI) para proporcionar soluções de integração de nuvem e híbridas. Esta integração pode ocorrer através de tecnologias variadas como SQL, SOAP, SAP, FTP, HTTP, entre outros.

Executar os Serviços BizTalk na nuvem pode proporcionar não somente a redução de gastos com a aquisição de hardware como também:

  • Melhoria de performance;
  • Configuração do ambiente de BizTalk em minutos;
  • “Pay-per-use”;
  • Integração completa com o Portal de Gerenciamento do Azure;
  • Conexão com o Service Bus e o Azure Storage;
  • Garantia de que nenhuma mensagem será perdida;
  • Processamento EDI baseado em nuvem;
  • Suporte REST;
  • Sharepoint Online;
  • Access Control Service;
  • Escalabilidade, alta-disponibilidade e recuperação de desastres (DR).

Criando Serviços BizTalk no Azure

Para criação dos Serviços BizTalk é necessário possuir uma assinatura no Microsoft Azure. Após acessar a plataforma, siga:

NEW > APP SERVICES > BIZTALK SERVICE > CUSTOM CREATE

wabs_newbiztalkservice
Create BizTalk Services

Será então exibida uma caixa de diálogo com os seguintes campos a serem definidos:

  • SQL DataBase – para a gravação dos dados de Tracking. Armazena as tabelas, as exibições e os procedimentos usados pelos Serviços BizTalk. Quando você cria um serviço, você pode usar um Servidor SQL do Azure existente, Banco de dados SQL do Azure, ou criar automaticamente um Servidor ou Banco de dados novo (normalmente em escala padrão). Por questões de performance o seu Banco de Dados deve ser criado na mesma região (DataCenter) em que você pretende criar o serviço;
  • Storage – necessário para o acesso às tabelas, aos blobs e as filas utilizadas pelos Serviços BizTalk para os arquivos de log que monitoram o serviço;
  • Access Control – para o controle de acesso é criado um Namespace, que será utilizado pelo Visual Studio para realizar o deploy dos Serviços BizTalk.

Depois de criado o serviço, a saída de monitoramento estará disponível tanto no Storage, especificado durante a criação do serviço, como também na guia Monitoramento do Portal de Gerenciamento do Azure.

Suporte ao Azure BizTalk Services

As opções de suporte são flexíveis e oferecidas através dos Planos de Suporte do Microsoft Azure.

Referências

Microsoft Azure BizTalk Services

Microsoft Azure Integration

Create a BizTalk Service using Azure Management Portal

BizTalk Team Blog

Best practices for BizTalk communication to partners over the internet

Até o próximo post!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s