Como reverter para o Windows Phone 8.1 a partir do Windows 10 Mobile Preview

rollback_windows10_0Com o anúncio da nova plataforma Windows 10, a Microsoft criou o Windows Insider, um programa que permite que usuários registrados possam receber atualizações de pré-lançamento do novo Sistema Operacional Windows 10 e Windows 10 Mobile.

Através dessas versões preview, os usuários podem contribuir com o aperfeiçoamento do sistema através de feedbacks e sugestões de novas funcionalidades. O programa Windows Insider continuará mesmo após o lançamento do Windows 10 permitindo que os usuários possam ter acesso a recursos ainda em desenvolvimento.

Essas versões são experimentais e muitas vezes podem apresentar falhas, vulnerabilidades de segurança, perda de dados ou até mesmo danificar o dispositivo.  Em algumas circunstâncias, é possível que o usuário não seja capaz de fazer chamadas telefônicas, incluindo chamadas para serviços de emergência. Mesmo assim, é uma forma interessante de saciar a curiosidade daqueles que desejam conhecer as novas funcionalidades que a Microsoft está preparando além de permitir que desenvolvedores adequem os seus aplicativos para a chegada no novo lançamento.

E caso você instale o Windows 10 e queira retornar para a versão estável do Windows Phone, não se preocupe. A Microsoft disponibiliza uma ferramenta para te auxiliar. E aqui vamos mostrar o passo-a-passo de como reverter para o Windows Phone 8.1 a partir do Windows 10 Mobile.

rollback_windows10_1
Tela do dispositivo Lumia 820 com o Windows 10 Mobile Insider Preview

Para isso usaremos um software da Microsoft chamado “Windows Phone Recovery Tool” que rodará no PC. Você precisará de um computador com o Microsoft Windows 7 ou superior.

Importante! Esse processo irá apagar todo o conteúdo armazenado em seu telefone, incluindo aplicativos e jogos (juntamente aos dados de aplicativos e progresso dos jogos), mensagens de texto, histórico de chamadas, músicas, fotos e muito mais. Não se esqueça de fazer o seu backup (Configurações > Backup).

rollback_windows10_00
Primeiramente, baixe e instale o “Windows Phone Recovery Tool” no seu PC.

rollback_windows10_2Após abrir o software, conecte seu telefone usando o cabo USB.

rollback_windows10_3O software deve reconhecer o telefone. Neste caso, clique na imagem do dispositivo encontrado para continuar. Caso contrário, clique no botão “Meu telefone não foi detectado”. Isso fará com que o software tente forçar uma nova detecção.

rollback_windows10_4No próximo passo será feito um comparativo com a versão de firmware instalada no dispositivo com a versão disponível no servidor. Para prosseguir com o downgrade, clique no botão “Reinstalar software”.

rollback_windows10_5A próxima tela alerta que o processo implica na perda de conteúdo pessoal. Garanta que o backup foi realizado antes de continuar.

rollback_windows10_6Prosseguindo com a instalação, o “Windows Phone Recovery Tool” fará o download do firmware do Windows Phone 8.1 e inicializará a instalação do pacote no dispositivo. Nesse momento, o telefone entrará no modo de download. Não desconecte o telefone durante este processo.

rollback_windows10_7Pronto! O seu telefone estará novamente com o Windows Phone 8.1. O tempo pode variar de acordo com o dispositivo e a conexão com a internet. No nosso caso o processo demorou aproximadamente 20 minutos com o Lumia 820.

rollback_windows10_8
Tela do dispositivo Lumia 820 com o Windows Phone 8.1

Com esse processo simples de reversão, esperamos que vocês tentem experimentar as novas versões do Windows 10 disponibilizadas pelo programa Windows Insider sem receio de não conseguir voltar para a versão estável do Windows Phone. Notamos que a cada nova release, essas builds se tornam mais estáveis, com a adição de novas features e aplicativos.

Nós do talkitbr vamos ficar de olho nas próximas versões e listaremos aqui os pontos positivos e negativos para ajudar nossos leitores a decidirem se vale a pena ou não a atualização. Essa é uma forma de nós contribuirmos para que o Windows 10 seja cada vez melhor.

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s